Neste espaço, hospedarei textos, fotos, vídeos e áudios sobre festas e eventos ocorridos em Arari. Nosso Município tem perdido quase todos os registro das gestões passadas, por não ter sério compromisso com a PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA ARARIENSE. A minha página antiga já está no ar há 15 anos (trouxe-a para dentro desta) e esta – nova – ficará no ar até meu centenário, ou mais!. E viva ARARI! (Hilton Mendonça, de setembro/2023 a 14/12//2061).
O Decreto nº 52/81 (1981), abaixo, é histórico. Foi assinado pelo ex-prefeito DOMINGOS BATALHA, que definiu, reservou o período de realização de DUAS FESTAS: a da confraternização arariense, em agosto, e a da MELANCIA, em setembro. Vamos ler.
O escritor arariense JOÃO FRANCISCO BATALHA referiu-se à Festa da Melancia no livro O Passageiro d’Aurora, e escreveu um texto na obra Um Passeio pela História de Arari, que abaixo reproduzo: (Hilton Mendonça)
Consta na obra Um Passeio Pela História de Arari:
… a mais comprida melancia participante do certame media 85 centímetros, e a mais pesada, 35 quilos.
A seguir, hospedo algumas fotos de festivais da melancia de anos anteriores:
No Jornal FOLHA DEMOCRÁTICA, o professor arariense CÉSAR ABAS escreveu o seguinte sobre o XVIII Festival da Melancia ararienses.